Risoto de Limão Siciliano

Morango com Pimenta
26 de agosto de 2011
Canelone de Berinjela
31 de agosto de 2011
Exibir Todas

 

Foto Baby Poletti

Culinária: Italiana

Rendimento: 6 pessoas

 

Ingredientes

  • 3 xícaras de Arroz Carneroli ou Arbóreo
  • 1 Cebola média, cortada bem pequena
  • 3 colheres de Manteiga sem sal e mais 1 colher cheia para finalizar
  • 1 taça de Vinho Branco seco de boa qualidade
  • -2 litros de água
  • 2 Caldos de legumes ou de  camarão
  • Suco de 2 Limões Siciliano grande (antes rale a casca e reserve)
  • 2 colheres de sopa de Alecrim
  • 150 g de Queijo Parmesão ralado no lado grande do ralador
  • sal a gosto

 

Preparo

Etapa 1
Ferva a água e acrescente os caldos de legumes ou de camarão, o suco do limão, duas colheres cheias de alecrim. Ferva por uns 3 minutos. Antes de regar o risoto, retire o alecrim com uma escumadeira.

 

Etapa 2
Em uma outra panela “grande”, aqueça as duas colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí, a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo, adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa constantemente, para não queimá-lo (ele não deve ficar dourado). Depois de dois ou três minutos, diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer.

 

Etapa 3
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer. Não se esqueça de esfregar o fundo da panela, o deixando bem limpo para que o arroz não grude. Esprema 1/2 limão e vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e nem encharcado demais. Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.

 

Etapa 4
Quando o arroz estiver no ponto, adicione o queijo ralado e as raspas do limão e mexa. Abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga (misture na lateral da panela), para que ela fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.

 

Montagem
Decore o prato com fatias de limão bem finas.

 

Harmonização

O Espumante Salton Brut Reserva Ouro (Brasil) é o ideal para acompanhar esse prato maravilhoso. Sua acidez, associada ao limão, proporciona sensações gustativas muito interessantes. Difícil é parar em uma garrafa.

Para quem prefere ir de cerveja, minha dica é a Três Lobos Exterminador, que contém malte de trigo, açúcar mascavo e capim-limão em sua receita.

 

 

 

1 Comentário

  1. amanda disse:

    Este risoto é divino!!!Vale a pena fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *